Anterior Próximo

Ecoturismo - Turismo de Aventura

ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. Sua principal motivação é observar e contemplar a natureza, contribuindo para sua preservação.

A Lei determina que a atividade seja feita por uma agência de turismo devidamente cadastrada no Ministério do Turismo – CADASTUR, com conhecimento técnico sobre as normas do Sistema de Gestão da Segurança ABNT NBR-15.331; além de ter condutores de Rafting qualificados pela norma técnica ABNT-NBR-15370 de Competência de Pessoal.

Algumas práticas realizadas no Sana:

Trekking

Prática da atividade de caminhar, trilhar ou andar que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que goze de boa saúde física. O Trekking é acessível do ponto de vista financeiro e muito seguro em nível físico; podendo ser praticada em qualquer época do ano sem a utilização de muitos acessórios. O Trekking divide-se em três estágios, leve, médio e pesado.

No Sana, a trilha que leva ao Peito de Pombo é um desafio para montanhistas de todos os tipos. Se você não conhece o percurso, contrate um guia local. Do alto, avista-se todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio. São três horas e meia de caminhada a partir do Arraial do Sana, entre cachoeiras e rios de águas cristalinas. Outro pico conhecido é Pico do Frade, formação rochosa de 1.800 metros de altitude, situada na divisa dos Distritos de Sana e Glicério.

Canoagem

No turismo de aventura é a modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa sem experiência. A descida é feita em caiaques infláveis (ducks), podendo ser em dupla sob orientação de condutores experientes. Por tratar-se de percursos de longa distância, a atividade exige força, resistência e aptidão física. É uma modalidade desenvolvida em rios, lagos, mares, represas e oceanos. As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a prática de canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. 

No Rio Macaé há dois roteiros distintos: o Alto Macaé, recomendado para quem já tem alguma experiência e o Rafting Macaé, indicado para iniciantes. As corredeiras do Baixo Macaé, cuja temporada vai de dezembro a março, possui volume de água pequeno e apresenta três percursos diferentes com corredeiras de níveis I / IV grau de dificuldade.

Cachoeirismo

O cachoeirismo é uma atividade de turismo de aventura, que significa a descida de uma cachoeira utilizando técnicas e equipamentos utilizados no canionismo e do cavernismo. O cachoeirismo ou cascading, surgiu juntamente com o rapel, pois são utilizadas as mesmas técnicas e equipamentos, porem o cachoeirismo é feito dentro de uma cortina d’agua.  

Rapel

O rapel é uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo e com segurança pode ser praticada por qualquer pessoa. São necessárias instruções básicas e acompanhamento de especialistas como os condutores.

Fonte: Wikipedia