O distrito do Sana localizado na Serra de Macaé possui diversas cachoeiras e é considerado o Paraíso das Águas da região.
Vejam as principais cachoeiras
Andorinhas
Fica na cabeceira do Sana a 10 km do Centro do Arraial. Por ser distante, tornou-se pouco frequentada. Ao entardecer, ouve-se o canto de Inhambus, Arapongas e a algazarra dos macacos. Está localizada em área particular e o proprietário cobra uma taxa de visitação.
Poço do Escorrega
Localizado no Córrego Peito de Pomba, o poço é muito visitado pelos turistas por ser de fácil acesso pelas trilhas abertas e bem sinalizadas.
Gruta
Poço que antecede a cachoeira Mãe, contendo uma pequena gruta onde há uma queda d'água.
Cachoeira Mãe
Com 12 metros de altura e localizada no Córrego Peito de Pomba, possui uma grande pedra íngreme no canto de sua queda, que serve de escorrega natural aos visitantes. A água é clara, transparente e bem fria. Acesso por trilhas abertas e sinalizadas.
Cachoeira Pai
Chegar até a cachoeira do Pai, de onde se inicia esse circuito radical, é uma aventura à parte. Com 16 metros de altura e localizada Córrego Peito de Pomba, possui uma queda livre de sete metros de altura, além de ter uma piscina natural que se assemelha a um poço. Acesso por trilhas abertas e sinalizadas.
Sete Quedas
Localizada no Córrego Peito de Pomba, tem esse nome por apresentar em seu curso uma queda d'água em forma de escada. Pode-se tomar um bom banho entrando por debaixo das águas. Em algumas partes são formadas "banheiras de hidromassagem". De água límpida e fria, está cercada pela mata ciliar com características da Mata Atlântica. Acesso por trilhas abertas e sinalizadas.
Escorrega
Localizada no Córrego do Peito de Pombo, chega-se à cachoeira em 20 minutos por uma trilha limpa, sinalizada e de fácil acesso inclusive aos cadeirantes. Com piscinas naturais de pouca correnteza. Ótima para crianças que gostam de se divertir escorregando num “toboágua” natural.