Anterior Próximo

Birdwatching

Birdwatching é uma atividade ainda pouco conhecida no Brasil, onde existem mais de 1800 espécies de aves catalogadas e o país está em 3º lugar no ranking de maior diversidade de aves e em 1º lugar em espécies ameaçadas.

Segundo a SBO – Sociedade Brasileira de Ornitologia, o birdwatching é uma atividade praticada desde o início do século XX na Europa e que vem ganhando cada vez mais adeptos.

A atividade caracteriza-se pela observação de pássaros com anotações sobre as espécies e ouvindo com cuidado cada movimento de um espécime corriqueiro ou não e toda informação é utilizada para auxiliar a polícia ambiental ou o Ibama sobre possíveis danos ao meio ambiente, o que contribui para a conservação da biodiversidade e para a diminuição do desmatamento.

Atualmente, estima-se que existem cerca de 15 mil observadores no Brasil, enquanto nos EUA, por exemplo, o número de observadores chega a 40 milhões. Não há idade limite para participar, basta ter disposição para acordar cedo e usar roupas e sapatos confortáveis, já que às vezes passam o dia inteiro junto à natureza. Já existem prêmios para quem consiga registrar a foto de uma espécie rara.

Fontes:

http://museubenjaminconstant.blogspot.com.br/2013/10/birdwatching-observando-aves.html

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/birdwatching-observacao-passaros-preservacao-ambiental-606415.shtml

 

Links importantes:

http://www.aboaves.org/

http://www.avistarbrasil.com.br/

http://www.birdwatcher.com.br/

http://www.wikiaves.com.br/cidade.php?c=3302403