Dicas úteis

Quando ir ao Sana

Evite durante os feriados prolongados! Vá ao Sana nas férias ou nos finais de semana, pois o lugar fica mais tranqüilo e as cachoeiras mais vazias.

Caso decida ir nos feriados, reserve sua estada e compre passagens com antecedência e informe-se sobre os horários das kombis que fazem o trajeto Casimiro de Abreu/Sana.

 

Meio ambiente

Não se esqueça de que você visitará uma APA com animais silvestres, vegetação de Mata Atlântica remanescente e nascentes.

 

Siga as orientações: 

  • Nada se leva da natureza:animais, plantas, rochas, frutos, sementes encontrados no local fazem parte do ambiente e ali devem permanecer;

  • Caçar, pescar e maltratar animais silvestres é crime previsto em lei. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural;

  • Entrar em áreas de cachoeiras e nascentes com animais domésticos pode causar problemas, como doenças e ameaças ao ambiente natural;

  • Nada se deixa na natureza. Todo lixo deve ser recolhido e colocado nos locais apropriados.

Dinheiro

Sana é um vilarejo muito simples, não há certas facilidades com as quais as pessoas estão acostumadas na cidade grande. Traga dinheiro antes de vir e em notas menores para facilitar o troco. Não há caixa eletrônico nem bancos 24 horas. Há um caixa eletrônico em Casimiro de Abreu no posto de gasolina próximo à rodoviária. Aos turistas estrangeiros, saibam que não é possível trocar cheques de viagens ou moedas estrangeiras.

 

Medicamentos

Se você toma algum remédio, melhor trazê-lo, pois só existe uma farmácia pequena no local, mas há um pequeno Posto de Saúde que funciona 24 h.

 

Passeios

Sana é um vilarejo pequeno e dá para conhecer todas as cachoeiras do arraial em apenas um dia. À noite você pode conhecer os bares locais que tocam forró, reggae e MPB. Traga protetor solar e loção contra mosquitos.

 

Celular

A única operadora de telefonia celular que funciona no local é a Oi, implantada no Sana em 2013.

 

Internet

Não há muitos lugares com acesso à internet no Sana, mas se você trouxer seu laptop poderá conectá-lo via wifi na maioria das pousadas.

 

Conheça um pouco mais sobre o Sana

Veja como é simples chegar ao Sana