O Sana nos Caminhos da Serra do Mar

Foi inaugurado hoje o primeiro trecho oficial dos “Caminhos da Serra do Mar”, Projeto em consonância com o Projeto Travessias, do ICMBio, realizado pela equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis-RJ), montanhistas e outros colaboradores.

A trilha de longa duração percorrerá diversos municípios, atravessando unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, entre matas, campos de altitude, paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras.

“A ideia é que esta seja uma trilha de longo percurso, em que tenhamos maior proteção da unidade de conservação. Hoje algumas dessas trilhas são usadas por caçadores e extratores de palmito, e com apoio dos caminhantes poderemos mudar essa realidade. Durante a expedição mapeamos diversos problemas que devem ser sanados com ações de proteção e de educação ambiental e com maior presença da equipe da UC nesses trechos, uma das prioridades desta gestão” (Leandro Goulart, chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos).

A expedição mapeará os atrativos turísticos, a necessidade de intervenção como manejo, sinalização local e levantar informações para a confecção de um guia informativo.

O principal objetivo do Projeto é integrar as unidades de conservação, ordenar os espaços protegidos, além de abrir novos espaços para a prática de montanhismo, caminhadas e lazer.

O parque tem 20 mil hectares de área protegida, abrange cinco municípios e a trilha completa é de 178 quilômetros de percurso. O traçado passa pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e a APA Macaé de Cima.

As próximas expedições para mapeamento do trecho completo serão agendadas.

 

Para se inscrever, acesse o site do projeto: http://www.parnaso.tur.br/

Fonte: ICMBio

Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n7gt_uc1Jug