Slackline reúne equilíbrio do corpo e da mente na corda bamba

Slackline é o esporte no qual o praticante se equilibra, anda e faz manobras numa fita elástica esticada entre dois pontos fixos.

O esporte surgiu em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA, enquanto os alpinistas buscavam maneiras de se equilibrar. O Slackline também é conhecido como “corda bamba” ou "linha folgada" e se assemelha muito aos cabos de aço usados pelos artistas circenses mas por ser praticado na fita, torna-se muito mais flexível possibilitando criar saltos e manobras radicais. Atualmente o slackline é uma febre nas praias do Rio de Janeiro.

Modalidades

Trickline

O trickline é a modalidade mais radical de todas do slackline. Geralmente praticado a partir de 60cm de altura, o trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.

Longline

Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades

Highline

O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência ou 6 a 8 anos de prática e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução exemplos cabos de aços.

Waterline

O waterline é a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.

Praticantes

O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

Benefícios

O esporte exige disciplina, equilíbrio e concentração mental. Porém seus benefícios são muitos. O slackline trabalha o corpo e a mente, fortalecendo as pernas e músculos da coluna, abdômen e qualquer pessoa pode praticar. O praticante desenvolve a paciência e a capacidade de superar dificuldades, adquire equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação. Pode ser praticado em praias ou áreas abertas onde existam duas árvores ou postes para prender as cordas sobre a grama ou areia.

Com apenas o Kit de Slackline e um par de árvores você já pode praticar:

30 metros de Linha com 37 mm de largura

2 Catracas com loop (5 toneladas).

2 slings ajustáveis com 2.4 m (Snake Sistem)

2 Mosquetões de slackline (aço)

2 treewears (2.5 m)

1 Slacktivity-Bag à tiracolo.

 

Fonte: Slackline Brasil