Banana - o alimento perfeito

Será que existe um alimento que seja considerado quase perfeito e completo em sua composição e o melhor, ao alcance da maioria da população mundial? Não há nada melhor do que a banana. O alimento contem três açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que combinados com fibra, dão uma rápida e substancial elevação de energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é por acaso que a banana, como energético, é a fruta número um dos atletas de alta competição. A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na dieta diária de todo ser humano.

Anemia:
Contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam assim nos casos de anemia.

Tensão arterial:
Contém um elevadíssimo teor de potássio e, um reduzido teor em sódio, tornando-a perfeita para combater a tensão alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos EUA) autorizaram as indústrias de banana a oficialmente informar da redução do risco de tensão alta e enfarte.


Capacidade mental:

200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram ajuda da banana no café da manhã, lanche e almoço, para elevar sua capacidade mental.
Pesquisas mostraram que frutas com elevado teor de potássio ajudaram os alunos a aprender e, a manterem-se mais despertos.

Intestinos:
Contrariamente ao que se diz, a banana tem um elevado teor de fibras, que ajudam a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes. De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem ou sofreram de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém "tryptophan”, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.

Excesso de álcool:
Uma das formas mais rápidas de curar uma  ressaca é fazer uma mistura de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema.

Azia:
As Bananas têm efeito antiácido natural. Se sofrem de azia, experimentem comer uma banana no fim da refeição para se sentirem aliviados.

Enjoo matinal:
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito:
Antes de usarem remédios, experimentem esfregar a parte interna da casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes com redução do edema e da irritação.


Excesso de peso e Stress do trabalho:

As Bananas contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso. Estudos do Instituto de Psicologia de Salzburg, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Examinando cinco mil pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisamos controlar os níveis de açúcar no sangue.

TPM:
Elas contêm vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afetam o humor.

Úlcera:
Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem problemas em casos de úlcera crônica gástrica ou duodenal, já que neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: 
Muitas culturas veem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como a emocional de mulheres grávidas. Nos países nórdicos, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Desordens Afetivas Ocasionais:
A banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contém um incrementador natural do humor, o "trypotophan".

Tabaco:
As bananas podem ajudar as pessoas que estão deixando de fumar, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress:
O Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.

Enfarte:
De acordo com pesquisa publicada no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%%!

Verrugas:
Os dermatologistas afirmam que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com gaze ou fita adesiva.


Regulação dos níveis de carboidratos:
Comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar.

Hipocalemia

A baixa do potássio para valores inferiores a 2.6 pode provocar paragem cardíaca com morte súbita. Esta situação, vulgar nas mulheres que se preocupam com “a linha”, já que comem pouco, alimentam-se deficientemente e, bebem muita água durante o dia, e nas anoréxicas, pode ser remediada e evitada com a ingestão de uma banana por dia.

Comparada por exemplo à maçã, tem:
- 4 vezes mais proteínas,
- 2 vezes mais carboidratos,
- 3 vezes mais fósforo,
- 5 vezes mais vitamina A e ferro e 
- 2 vezes mais outras vitaminas e sais minerais.

NÃO ENGORDA E MATA A FOME!

Então a frase… “Uma banana ao dia dispensa o médico“, faz sentido!

Fontes de informação:

Universidade de Berkeley, JAMA (Journal of the American Medical Association) e New England Journal of Medecine.