O que é Respiração Pranayama?

Pranayama é uma ciência védica incluída como um dos 8 membros do yoga usada para expandir e canalizar a força vital, através da prática de exercícios respiratórios. 

Pranayama é uma palavra sânscrita que significa "controlar ou expandir a força vital". Se a respiração acontece de forma superficial, mente e corpo sofrem de estresse, ansiedade e tensão. 

O diafragma usado de forma consciente melhorando a qualidade da respiração, controla os processos conscientes e inconscientes dirigidos pelo nosso prana ajudando a dissolver padrões estagnados na mente e direcionando o fluxo de energia para regular as funções fisiológicas do corpo. Já quando a respiração tem ritmo e é completa, temos uma abundância de energia e nossa mente ganha uma sensação de clareza e facilidade. 

Ao trazer um estado de equilíbrio para a respiração, podemos nutrir nossa vitalidade e preparar a mente para se voltar para seu interior. Adotar a prática de respirações profundas de yoga durante momentos de ansiedade e tensão trazem uma sensação de serenidade e pode curar e purificar nosso corpo físico.

Benefícios da respiração Pranayama:

  • Rejuvenesce e acalma o sistema nervoso; 
  • Aumenta a concentração e clareza mental; 
  • Equilibra os hemisférios direito e esquerdo do cérebro; 
  • Ajuda a regular os hormônios; 
  • Suporta canais respiratórios claros e equilibrados.

Pranayama é uma ciência ampla com muitas técnicas, algumas muito simples e outras mais complexas que levam anos de prática para cultivar. 

Fonte: http://www.dycnikora.org/2016/08/09/pranayama-breathing/