Consciência ecológica e ambiental, uma habilidade contemporânea

Sabemos que para transformar nossa realidade é fundamental ter conhecimento.

Porém, apenas conhecer o impacto ao equilíbrio ambiental causado pelo homem não basta, temos de refletir sobre todas essas questões e acima de tudo agir.

Pode-se dizer que consciência ambiental ou ser ambientalmente e ecologicamente consciente se tornou uma pauta obrigatória em nossa sociedade. De um modo geral, hoje em dia, se faz necessário ter a habilidade de observar, entender e tomar providências aos impactos causados em nosso meio ambiente, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

 

E o que fazer para ter uma "consciência ambiental"? A resposta não é tão simples, mas se você está lendo este artigo está no caminho certo, pois está buscando informação.

Sabemos que os veículos automotivos são emissores de gases poluentes, que os países mais consumistas são os maiores responsáveis pelo efeito estufa, entendemos que o lixo gerado nas metrópoles continua prejudicando o equilíbrio ambiental e que o desmatamento na Amazônia ainda existe. Sendo assim, com essas informações é possível começar a separar nosso lixo dentro de casa, reaproveitando todo material que puder e utilizar o lixo orgânico para fazer uma horta por exemplo. Comprar produtos ecológicos ou que gerem menos impacto também é uma forma de fazer a sua parte nesse planeta maravilhoso em que existimos.

O importante é transformar o seu conhecimento em ação. Ter atitude quanto ao meio ambiente é o mais importante nesse momento, seja mobilizando grupos de apoio ou buscando soluções para os problemas que encontramos. A sua atitude pode-se resumir a sua casa, aos seus filhos, aos amigos, colégio, faculdade, trabalho, na praia, no campo, seja onde for você deve ter atitude. Isso contribui com a transformação de nossa sociedade e com a sua consciente no dia a dia.

Já fez algo pela natureza hoje?