A Permacultura para uma sociedade alternativa possível

A permacultura é um método holístico de planejamento e manutenção de sistemas de escala humana,

tais como jardins, vilas, aldeias e comunidades ambientalmente sustentáveis, com justiça social e viáveis economicamente.

O termo foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren nos anos 70, tendo como referência, o modo de vida integrado à natureza das comunidades aborígenes tradicionais da Austrália.

Sua filosofia baseia-se na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, estabelecendo novos hábitos e costumes de vida simples e ecológicos, em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, com atividades de autoprodução de abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energia renovável em um ambiente produtivo, com estética e harmonia.

Cooperação

A Permacultura exige que seja feita uma mudança de atitude para viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza, segundo princípios éticos de sociedades indígenas e de tradições espirituais, que orientam a lógica do universo de cooperação e solidariedade.

Design para a sustentabilidade

O permacultor utiliza princípios e métodos de design para estabelecer padrões naturais de crescimento e regeneração e fazer um planejamento consciente sobre a utilização da terra sem desperdício ou poluição, restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia; podendo ainda evoluir de forma arrojada para a construção de sociedades mais alternativas que preservem o planeta.

Os três pilares da Permacultura

  • Cuidado com a Terra: Provisão para que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem. Este é o primeiro princípio, porque sem uma terra saudável, os seres humanos não podem exercer suas qualidades. 
  • Cuidado com as Pessoas: Provisão para que as pessoas acessem os recursos necessários para sua existência. 
  • Repartir os excedentes: Ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros. Nós, os seres humanos podemos fazer o mesmo. 

Os princípios da permacultura são:
Observe e interaja. 
Capte e armazene energia. 
Obtenha rendimento 
Pratique autorregulação e aceite retorno. 
Use e valorize os serviços e recursos renováveis. 
Não produza desperdícios. 
Design partindo de padrões para chegar a detalhes. 
Integrar em vez de segregar. 
Use soluções pequenas e lentas. 
Use e valorize a diversidade. 
Use as bordas e valorize os elementos marginais. 
Use criativamente e responda às mudanças. 

Fontes:

http://www.ecocentro.org/