Anterior Próximo

Dreadlocks: símbolo de força e resistência

O dreadlock ou locks-dreads é um visual que ficou conhecido com o movimento rastafári, no qual os cabelos são envolvidos em rolos cilíndricos de cabelo que, mais parecem "cordas" saindo do topo da cabeça.

O penteado é mais antigo do que se pensa, mas segundo historiadores, os primeiros a utilizarem foram os habitantes da África Central, pois os cabelos eram tão longos que se tornavam difíceis de se cortar. A solução era deixar enrolar e torcer mecha a mecha, com o próprio óleo do couro cabeludo. Os rastafáris também não cortam e não penteiam os cabelos, mas por motivos religiosos.

Na filosofia rastafári, o leão é um animal sagrado, símbolo da luta e da resistência do povo contra a opressão política e o dread representa o leão mostrando sua força! Além disso, para os Rastas, cada dread é ligado espiritualmente com partes do corpo e representa a união com Jah (Jeovah).

Atualmente, os verdadeiros dreads são feitos com agulha de crochê ou com cera de abelha. Os fios mais grossos e enrolados são mais fáceis de manusear, mais duradouro e podem ser feitos em qualquer tipo de cabelo.

Antes de optar pelo penteado é bom pensar bastante, pois só podem ser removidos com um corte de cabelos. Além disso, ainda há muito preconceito no mercado de trabalho. O preconceito é grande pois, o visual alternativo chama muita atenção por fugir dos padrões de beleza e pela associação do estilo ao consumo de cannabis.

Vai fazer assim mesmo? Mas nada de cabeleira suja! O ideal é lavar com intervalo de 3 a 4 dias, secando bem para não criar fungos e irritar o couro cabeludo; além disso, não fuja do salão e faça uma manutenção mensal. Os shampoos mais indicados são os de anti-resíduos e anticaspas e acreditem, o valor da cabeleira chega a custar até R$400,00 dependendo do tamanho!

Se você não pode ou não quer fazer definitivamente, existem os dreads fakes que são temporários e várias celebridades já usaram e fica bem parecido com verdadeiro. Além de dar um aspecto natural podem ser retirados quando você enjoar sem que precise cortar as madeixas. 


Curta seu visual!

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dreadlocks
http://johnatas.webnode.com.br/news/dreadlocks/